Novo radar vai medir velocidade por trechos
A intenção é que a fiscalização não seja burlada com a redução de velocidade apenas nos pontos de radar,
Redação - Goiânia, GO

O primeiro trecho a receber a nova tecnologia foi a BR-050, em Uberaba, Minas Gerais
Imagem: Reprodução Internet
Sistema experimental em rodovias brasileiras monitora média de velocidade ao longo do percurso.
Um novo sistema de fiscalização de velocidade, que utiliza radares inteligentes para medir a média de velocidade ao longo de um trecho, começou a ser implementado nas rodovias do Brasil.
A tecnologia, que opera de forma diferente dos radares fixos convencionais, foi projetada para registrar a velocidade média de um veículo em um percurso, em vez de medir a velocidade em um único ponto.
Dessa forma, o sistema permite que o radar calcule o tempo que um veículo leva para percorrer o trecho monitorado, possibilitando verificar se a média de velocidade respeita o limite estipulado para o local.
A intenção é que a fiscalização não seja burlada com a redução de velocidade apenas nos pontos de radar, prática comum entre os motoristas para evitar multas.
O primeiro trecho a receber a nova tecnologia foi a BR-050, em Uberaba, Minas Gerais. O sistema entrou em operação no mês de outubro, ainda em fase experimental e sem aplicação de penalidades.
A previsão é de que, em breve, as multas comecem a ser aplicadas para quem ultrapassar o limite permitido, caso o tempo de travessia entre os pontos indicados pelo sistema sugira excesso de velocidade.
As autoridades de trânsito afirmam que a implantação desse sistema tem o objetivo de conscientizar os motoristas sobre os riscos de excesso de velocidade, contribuindo para um trânsito mais seguro, mas a população reclama da indústria de multas existente no país.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também

Laqueadura: entenda o que muda na lei a partir de março
Saúde

Bombeiros resgatam corpo de homem que se afogou no lago municipal em Goianira
Tragédia

Banco Central informará viúvos e órfãos sobre saque de valores esquecidos
Banco Central