Varíola dos macacos: Porto Alegre investiga primeiro caso suspeito da doença no Brasil
Paciente veio de Portugal e começou a apresentar sintomas no dia 13
Da redação - Goiânia, GO

Paciente veio de Portugal e começou a apresentar sintomas no dia 13
Imagem: Divulgação/Internet
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) monitora o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos identificado em um paciente de Porto Alegre (RS). Segundo a notificação, o possível infectado é um homem que chegou ao Brasil de Portugal no último dia 10. Na manhã desta segunda-feira, o paciente passará por uma consulta e terá o material coletado para que sejam feitos os exames.
Os sintomas tiveram início três dias depois, evoluindo para as lesões na pele características da doença no dia 20. De acordo com a última atualização, deste sábado, o paciente relatou uma melhora parcial das queixas. O diagnóstico segue em análise para confirmar se é a primeira infecção pelo vírus monkeypox identificada no país.
O CIEVS Nacional foi notificado sobre o caso há uma semana. O paciente, que foi a Porto Alegre para visitar a mãe, apresentou um quadro de dores de cabeça, aumento dos gânglios linfáticos e febre no dia 13.
— O mais importante agora é investigar para descobrir se é ou não. Para isso, é utilizado uma técnica chamada de PCR, a mesma do teste para a Covid-19. São coletadas amostras das feridas da pele, que são infectantes, e é verificado se o vírus da varíola dos macacos está presente ali — explica o médico geneticista Salmo Raskin, diretor do laboratório Genetika, em Curitiba.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também

Brasil tem 28 casos suspeitos de hepatite de causa desconhecida
Saúde

Grávida morre em ambulância após ser atingida por monitor cardíaco
Fatalidade

Goiás deve ganhar 38 mil hectares de terras indígenas demarcadas
Meio ambiente