Vacinação bivalente contra Covid-19 tem início nesta segunda (27), em Goiânia
Idosos com mais de 70 anos são vasta maioria do público vacinal nesta primeira etapa de vacinação
Da Redação - Goiânia, GO

No total, a população alvo da primeira fase é de 108.086 pessoas.
Imagem: Reprodução/internet
A rede de Saúde municipal começa a aplicar doses da vacina Pfizer Bivalente contra Covid-19 nesta segunda-feira (27), em Goiânia. De acordo com a prefeitura, são 22,2 mil imunizantes, os quais protegem simultaneamente contra a cepa ômicron e suas subvariantes.
Inicialmente, a ação é destinada a pessoas com mais de 70 anos; às que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais; pacientes imunosuprimidos com mais de 12 anos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas com idades iguais ou superiores a 12 anos.
Requisitos para se imunizar
O secretário municipal de Saúde Durval Pedroso ressalta que a gestão vai exigir algumas particularidades para realização das aplicações. “Somente poderão receber a vacina aqueles que estiverem com o esquema primário completo, ou seja, já tomaram pelo menos duas doses da vacina monovalente. Também é necessário ter um intervalo de quatro meses da última dose”, explica.
Meta e estrutura de vacinação
Segundo o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), a cidade preparou estrutura com 72 dalas de vacinação para atender os moradores. A iniciativa segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.
No total, a população alvo da primeira fase é de 108.086 pessoas. A maioria, 92.093, é de idosos com 70 anos ou mais. Em segundo lugar aparecem os imunocomprometidos, 11.903 pessoas. A meta é vacinar 90% daqueles que estão aptos a se vacinar.
Cronograma
Primeira fase
27/02/2023 – pessoas a partir 70 anos; pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e trabalhadores desses locais; além de pacientes imunocomprometidos acima de 12 anos; indígenas; ribeirinhos e quilombolas, todos também acima de 12 anos.
Segunda fase
06/03/2023 – pessoas de 60 a 69 anos
Terceira fase
20/03/2023 – gestantes e puérperas
Quarta fase
17/04/2023 – trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade a partir de 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas menores de 18 anos e funcionários do sistema prisional.
SERVIÇO
Aplicação da vacina Bivalente contra Covid-19
Quando: segunda-feira (27/02), a partir das 8h
Onde: Centro Municipal de Vacinação, Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também

CCJ da Câmara aprova PEC que permite anular decisões do STF
Brasília

Comissão do Senado aprova porte de arma para advogados
"ARMADOS"

Seis pacientes são infectados com HIV após transplantes de órgão
Rio de Janeiro