Rússia alerta para risco 'real' de uma Terceira Guerra Mundial pela Ucrânia
Representante da Rússia afirmou, entretanto, que seu país está se esforçando para evitar essa possibilidade
Redação - Goiânia, GO

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em Moscou
Imagem: Divulgação
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, insistiu que seu país está se esforçando para reduzir o risco de uma guerra nuclear, mas disse que é um perigo real e sério.
“É real e não pode ser subestimado”, disse Lavrov em entrevista transmitida pela televisão russa na noite desta segunda-feira (25).
Fazendo referência a uma famosa declaração conjunta de Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev, quando os então líderes dos Estados Unidos e da União Soviética concordaram que “uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve ser travada”, Lavrov disse que a “inadmissibilidade da guerra nuclear”. permaneceu a “posição de princípio” da Rússia.
Acordo falido: Lavrov também sugeriu que os medos atuais podem ser atribuídos ao Ocidente e sua recusa em confiar na Rússia. Ele destacou o fracasso em encontrar um sucessor para um tratado da década de 1980 entre os EUA e a União Soviética que proibia armas nucleares de médio alcance.
Esse pacto desmoronou em 2019, mas os EUA não cumpriram a oferta de Vladimir Putin de uma suspensão contínua da implantação de tais armas, disse Lavrov.
“Nossa proposta de moratória mútua foi rejeitada, embora tenhamos incluído em nossa proposta métodos de verificação. E a principal objeção do Ocidente a isso é que eles simplesmente não confiavam em nós”, disse ele.
De acordo com a agência de notícias estatal russa RIA Novosti, Lavrov disse ao entrevistador russo que os países ocidentais estavam encorajando a Ucrânia a continuar lutando. Porém, disse que ainda acredita que a guerra terminará com o que a RIA Novosti descreveu como a “assinatura de um documento diplomático”.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também

Por que Nauru e Lesoto foram dois dos países com maiores tarifas de Trump
ESTADOS UNIDOS

‘Mulheres do job’: profissionais do sexo dão mentoria a iniciantes no TikTok
redes sociais

Vírus H5N1 que matou menina no Camboja sofreu mutação
Gripe aviária