Mais de 25% das mães adormecem enquanto amamentam, revela estudo
83% delas não tenham a intenção de dormir durante o ato
Redação - Goiânia, GO

Amamentação deve ser exclusiva até os 6 meses, orienta a OMS
Imagem: Foto: (Freepik)
Um estudo publicado na revista científica Pediatrics revelou que mais de um quarto das novas mães adormecem enquanto amamentam seus recém-nascidos. Embora 83% delas não tenham a intenção de dormir durante a amamentação, o hábito coloca os bebês em risco elevado de síndrome da morte súbita infantil (SMSI).
O estudo analisou dados de 1.250 mães, coletadas em hospitais dos EUA, e apontou que 28% delas “geralmente” ou “às vezes” adormecem enquanto alimentam seus bebês. Segundo a pediatra e especialista em lactação, Lori Kellams, é importante que as famílias planejem a alimentação noturna dos bebês, principalmente considerando o cansaço comum nessa fase. “Precisamos encontrar as famílias onde elas estão e elaborar um plano seguro para dormir e alimentar o bebê”, afirmou.
Uma pesquisa mostrou que as mães que amamentam na cama tendem a adormecer mais (33,6%) em comparação com aquelas que se alimentam em cadeiras ou sofás (16,8%). Entretanto, os pesquisadores enfatizam que a recomendação da Academia Americana de Pediatria (AAP) é de que as mães evitem cadeiras ou sofás, pois essas superfícies, com travesseiros e almofadas, aumentam o risco de acidentes fatais para o bebê.
Além disso, a pediatra Rachel Moon, especialista em sono seguro, sugere que as mães, caso sintam que podem adormecer, prefiram a cama. “Amamentar seu bebê na sua cama é mais seguro do que em um sofá ou poltrona, se você corre o risco de dormir”, explica Moon.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também

Alexandre de Moraes determina a própria prisão em invasão ao sistema do CNJ
Alexandre de Moraes

Projeto quer permitir pagamento de débitos de veículos durante abordagem
PROJETO DE LEI

Petrobras anuncia aumento dos preços da gasolina e do diesel
Novo Aumento