Hospital de Aparecida realiza cirurgia inédita com óculos de realidade aumentada
A leitura milimétrica permite uma personalização maior do procedimento utilizando o óculos com realidade aumentada
Redação - Goiânia, GO

O procedimento foi feito em uma paciente de 52 anos, diagnosticada com artrose
Imagem: (Foto: Divulgação - HMAP)
O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) realizou uma artroplastia total de joelho com o uso de óculos de realidade aumentada, técnica ainda pouco difundida mesmo em países como Estados Unidos e Austrália. Esta foi a primeira cirurgia do tipo realizada por um hospital público na região Centro-Oeste, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O procedimento foi feito em uma paciente de 52 anos, diagnosticada com artrose. Com os óculos de realidade aumentada, o cirurgião consegue fazer medições em tempo real por meio da leitura de QR Codes instalados em guias posicionadas no joelho da paciente. O objetivo é aumentar a precisão na escolha da prótese e no seu encaixe, o que pode influenciar na durabilidade do implante.
De acordo com Junichiro Sado, médico ortopedista do HMAP, a leitura milimétrica permite uma personalização maior do procedimento utilizando o óculos com realidade aumentada. “É possível escolher a prótese que melhor se encaixa naquele paciente”, afirma.
Além da maior precisão do óculos com realidade aumentada, a cirurgia também teve duração inferior à média. De acordo com o ortopedista Helder Rocha, o tempo de procedimento foi reduzido, assim como a quantidade de instrumentais necessários. “Com isso, há menor risco de infecção, menos perda de sangue e recuperação mais rápida”, diz.
A equipe médica envolvida foi composta por três especialistas em cirurgia do joelho. O coordenador de ortopedia do hospital, Andrei Machado, afirma que, ao contrário de óculos de realidade virtual ou mista, que exigem planejamento prévio, a tecnologia de realidade aumentada permite interação em tempo real durante o ato cirúrgico.
O HMAP foi inaugurado em 2018 e é gerido pelo Hospital Israelita Albert Einstein desde 2022. A unidade conta com 235 leitos operacionais e já realizou 90% dos procedimentos eletivos do SUS em Aparecida de Goiânia entre 2023 e 2024. Em 2025, obteve a acreditação ONA nível 1, voltada à segurança e qualidade do atendimento hospitalar.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também

Faltou ao Enem? Prazo para solicitar reaplicação da prova está aberto
SEGUNDA CHANCE

Gusttavo Lima move processo na Justiça contra duas empresas
Negócios

Menino de 10 anos morre após participar do ‘desafio do desodorante’ em BH
Tragédia