Descartado quatro casos suspeitos de rubéola em Goiânia
Resultado dos exames descartou rubéola, sarampo e dengue. Crianças seguem isoladas, no entanto, Educação aponta que podem voltar às aulas
Da Redação - Goiânia, GO

Possíveis casos de rubéola em Goiânia são descartados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
Imagem: Reprodução/internet
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital goiana descartou os quatro casos suspeitos de rubéola na cidade. De acordo com a pasta, o resultado dos exames realizado nas crianças, divulgado na tarde dessa quarta-feira (8/2), aponta ainda que também estão descartados sarampo e dengue.
As crianças, que frequentam o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Oriente Ville, estão isoladas, no entanto, conforme o atestado médico, já podem retornar às aulas. Na unidade escolar, foram cumpridos os protocolos sanitários previstos para casos suspeitos de rubéola, além do bloqueio vacinal, que é a ação de vacina em pessoas que tiveram contato com casos suspeitos – e nos próprios pacientes com a então suspeita.
De acordo com a SMS, mesmo após o resultado negativo para rubéola, sarampo e dengue, as crianças devem continuar sendo acompanhadas e monitoradas.
Já a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) informou que na sexta-feira (10/2) o Cmei receberá uma pulverização contra o mosquito Aedes Aegypt.
Preocupação
Por meio de nota, a SMS informou que Goiânia não registrou nenhum caso confirmado de rubéola em 2021 e 2022. A doença é prevenível por vacina.
A doença pode ter como sintomas febre baixa, surgimento de gânglios linfáticos e de manchas rosadas, que se espalham primeiro pelo rosto e depois pelo resto do corpo. Em grávidas, a doença pode causar graves deficiências congênitas, como a surdez, cegueira e má-formação do feto.
Ainda de acordo com a SMS, a cobertura vacinal contra rubéola, que é feita com a Vacina Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), foi de 83,3% em 2021. Em 2022, os dados ainda não foram fechados, mas, até o momento, soma 65,7%.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também

Tarifa de serviço funerário aumenta 25% neste ano, em Goiânia
"O preço de morrer"

Lago João Leite pode virar aréa de lazer para os goianos
Turismo

Jovens picham terminal em Goiânia com siglas de facção para impressionar garotas
Românticos