Deputados aprovam a criação de microrregiões de saneamento em Goiás
As microrregiões terão competência de abastecimento de água potável, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem, entre outras
Da Redação - Goiânia, GO

Assembleia
Imagem: Reprodução/internet
Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, projeto que cria microrregiões de saneamento em Goiás. O texto passou pela Comissão Mista e sessão extraordinária na terça-feira (9), na Assembleia Legislativa. A matéria ainda precisa passar por uma segunda votação.
A proposta cria três microrregiões de saneamento básico: Oeste, Leste e Centro. A partir dessa divisão, o Estado e os municípios exercerão a titularidade dos serviços públicos. Durante a sessão, servidores da Saneago estiveram nas galerias se manifestando a favor do projeto.
As microrregiões Oeste e Centro terão 88 municípios, enquanto a Leste conta com 70 municípios. Veja a tabela acima.
As microrregiões terão competência de abastecimento de água potável, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais. Cada uma terá sua estrutura de governança, com colegiado formado por representantes dos municípios, do estado e da sociedade civil.
Além disso, há o Conselho Participativo, que será formado por cinco representantes da sociedade civil escolhidos pela Assembleia Legislativa; seis representantes da sociedade civil escolhidos pelo Colegiado Microrregional. Também um Secretário-Geral, escolhido por eleição.
O projeto que institui as microrregiões busca adotar medidas estabelecidas pelo marco legal do saneamento.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também

Lula diz que agro tem problema ideológico com governo
Coluna do João Bosco

Motociata para Bolsonaro em Goiânia não está confirmada
Presidente Bolsonaro

Auxiliar de Mario Frias chama Paulo Coelho de “maconheiro” e “idiota”.
André Porciuncula