Goiás Capital | Jornalismo com Crediblidade e Imparcialidade

Bicho visto em Trindade (GO) não é onça e chance de atacar humanos é pequena, diz Ibama

Técnicos do Ibama chegaram a essa conclusão após terem monitorado o local por meio de armadilhas fotográficas

Da redação - Goiânia, GO

Pegada

Família filma onça em cima de árvore e acha pegadas em chácara de Trindade

Imagem: Reprodução/internet

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou, nesta quinta-feira (26), que o bicho visto na região rural de Trindade, na última semana, “não é uma onça-pintada, onça-parda ou filhote de algumas destas espécies”, como acreditavam os moradores. De acordo com o órgão ambiental, trata-se de um felídeo de pequeno porte, provavelmente um gato-do-mato-pequeno, com a possibilidade de ser uma jaguatirica.

“A identificação positiva do animal como um pequeno felídeo é um fato importante para tranquilizar a população local, vez que as chances de quaisquer ataques não provocados a seres humanos são muito mais remotas com estas espécies”, declarou o Ibama, em nota.

Técnicos do Ibama dizem ter chegado a essa conclusão após ter monitorado o local por meio de armadilhas fotográficas. O mais provável é que o animal seja uma jaguatirica, que é de porte assemelhado e podem atacar galos,  a exemplo do caso relatado pela população local. Imagens feitas por moradores mostram que a pegada do animal tem cerca de 16 cm.

O instituto disse também que continuará a monitorar o local, a fim de descartar a possibilidade de presença de uma onça na região, bem como para realizar ações de manejo, caso sejam necessárias.

FALE COM A GENTE

Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com

Veja também